Quadro político – eleitoral da freguesia do Parque das Nações, quatro anos depois

Há quatro anos publiquei aqui um post sobre as eleições para a recém criada freguesia  do Parque das Nações – 6  lugares para a lista de independentes Parque das Nações Por Nós (PNPN), 4 PS, 2 PSD, 1 CDU- sendo que a primeira, tendo eleito como  Presidente da Junta José Moreno, conseguiu preencher os restantes lugares do executivo, ao que parece com discreto apoio da CDU, ficando debaixo de fogo permanente do PS e do PSD.  Expliquei na altura as razões que me levaram a apoiar – sem qualquer forma de expressão pública, esclareço – o projecto de  criação da freguesia primitivamente denominada do Oriente, rejeitado  por toda a esquerda tanto em Moscavide / Loures como em Lisboa, a lista apresentada em 2013 pelo movimento PNPN e os seus candidatos às eleições da Associação de Moradores e Comerciantes quando na sequência dos resultados autárquicos, concorreram pela primeira vez duas listas, como se de uma segunda volta das autárquicas se tratasse.

https://ivogoncalves.wordpress.com/2013/12/23/freguesia-do-parque-das-nacoes-em-lisboa-notas-de-um-eleitor/

Os  Presidentes de Junta integram as Assembleias Municipais e na informação sobre a Assembleia Municipal de Lisboa criou-se a prática de os conotar com grupos parlamentares municipais específicos. Verifiquei com interesse que o único “eleito do PNPN”  (o presidente da junta do Parque das Nações…) convergia na Assembleia Municipal com o executivo municipal, ao mesmo tempo que eram anunciados diversos apoios da Câmara a projectos com impacto na freguesia. Não me surpreendeu: António Costa é um sedutor e um pragmático, e José Moreno, que terá estado em tempos na área do PSD, um homem  dedicado à causa da freguesia.

Em 2015, isto é, sensivelmente a meio do mandato, José Moreno anuncia um acordo com o PS, que se traduz numa remodelação do executivo,  do qual saem membros inicialmente eleitos, e no qual o PS passa a estar representado.

 

Fiquei algo surpreendido e desagradado com o anúncio:

  • por um lado, o PS havia sido a força política verbalmente mais agressiva contra a Junta, pondo em causa inclusive a competência dos seus membros;
  • por outro, José Moreno fez o anúncio não em nome da candidatura PNPN mas como Presidente da Junta e até pelos meios de contacto da Junta, inclusive com envio de correio electrónico a partir do site; quem quisesse pôr questões era atendido automaticamente com promessa de resposta institucional que obviamente nunca poderia ser dada.

É claro que continuou a haver Junta e Assembleia da Freguesia, obras (sobretudo  uma muito necessária reabilitação dos equipamentos deixados pela EXPO 98) festas e festinhas, contratação de pessoal a recibos verdes, etc. , sem que se pudesse dizer  se a evolução foi ou não mais favorável por causa  do acordo.

Em 2017, procurando no Notícias do Parque as candidaturas em perspectiva à Freguesia, encontrei CDU, PS, CDS/PP,  PSD e (embora sem ter eleito ninguém em 2013) BE.

Lendo o texto do PS percebi então que o negócio de 2015 envolvia a não apresentação em 2017 da candidatura independente, entrando alguns dos activistas do Parque das Nações Por Nós na lista socialista.

Encontrei no mesmo jornal uma entrevista com o Presidente cessante, José Moreno, que não se recandidata por razões…pessoais. E, muito reveladoramente, afirma “Cedo percebemos que havia apenas um caminho para defender os interesses dos moradores do Parque das Nações e esse caminho era a cooperação política e institucional com a Câmara de Lisboa. Com o acordo coligatório com o Partido Socialista a Junta da Freguesia ganhou estabilidade política (o PNPN não tinha maioria absoluta na Assembleia de Freguesia) e eficácia na acção conjunta com a CML.”

Ou seja, a cooperação política e institucional com o órgão CML só poderia ser plena se o partido socialista fosse parte interessada no negócio. A eleição independente das juntas, constitucionalmente prevista, é assim uma farsa, com todos os candidatos a presidentes do PS exibindo Medina nos cartazes (prática equivalente à que o PS critica no Porto em relação a Rui Moreira) e referenciando-o nos textos de candidatura,   e outros idem, com exibição da Cristas e da Coelha.

Neste contexto não me parece muito aceitável nem favorável ao debate democrático que a futura Assembleia da Freguesia do Parque das Nações mantenha a actual composição – 10 lugares controlados de facto pelo PS,  2 pelo PSD e 1 pela CDU. Vou alterar o meu sentido de voto apoiando a CDU que sempre manteve uma posição inteligente e construtiva e é a única força que recandidata o  seu cabeça de lista de há quatro anos, o qual vem  integrando a  Assembleia de Freguesia.

Os meus votos para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal terão de ter em conta outros factores.

Anúncios

Sobre ivogoncalves

64 anos Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Doutor em Sociologia, especialidade de Sociologia Política, pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Detém Diploma de Estudos Avançados (3º Ciclo) em História Moderna e Contemporânea da mesma instituição. Domínios de actividade profissional: Gestão Orçamental Pública, Auditoria e Fiscalização, Recuperação de Empresas como dirigente, técnico ou consultor e formador. Outros domínios de interesse: Sistemas de Informação. Docente do ensino superior de Setembro de 1976 a Maio de 1985 no Instituto Superior de Economia, e de Outubro de 1985 a Julho de 2010 no Instituto Superior de Gestão (integrado actualmente no Grupo Lusófona). Membro nº 15 da Ordem dos Economistas. Pertence ao Colégio de Economia Política e ao Colégio de Auditoria. Membro nº 1385 do Instituto Português de Auditoria Interna. Sócio nº 20831 da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Cidadania, Gestão, Movimentos sociais. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s