A Greve Geral na Autoeuropa (ou como uma grande empresa se põe à margem de confusões que outros arranjaram)

“Autoeuropa anuncia dia de ‘não produção’ na greve geral

A Autoeuropa decidiu que 24 de Novembro, data da greve geral, será “um dia de não produção”, de modo a minimizar o impacto no aprovisionamento dos fornecedores, anunciou hoje a fabricante de automóveis.

“Com o objectivo de minimizar os efeitos previsíveis da quebra de aprovisionamento dos seus fornecedores e as dificuldades logísticas criadas por irregularidades no funcionamento dos serviços públicos no próximo dia 24 de Novembro, a Volkswagen Autoeuropa decidiu que esse será um dia de não produção”, refere a empresa em comunicado, citado pela Lusa.

No dia da paralisação, promovida em conjunto entre a CGTP e a UGT, será dada aos trabalhadores Autoeuropa nomeadamente “opção de solicitarem à empresa o gozo de um dia de férias” ou de um “dia de não produção, uma das ferramentas de flexibilidade laboral que existe na empresa desde 2003”.

A fabricante de automóveis com sede em Palmela, a segunda maior exportadora nacional, explica que esta decisão tem como objectivo “minimizar os inconvenientes” resultantes do eventual encerramento de escolas e de serviços de apoio social, bem como a quebra de serviços de transporte público.

A Volkswagen Autoeuropa espera também “anomalias” na cadeia de fornecimento de componentes de origem nacional, que poderia provocar “perturbações e atrasos no fluxo normal de produção da linha de montagem final”.

Ao PÚBLICO, António Chora, da comissão de trabalhadores, afirmou que a direcção da Autoeuropa reconheceu que o número de funcionários que irá aderir à greve impossibilitará o funcionamento normal da unidade. “Não vai haver produção automóvel na quinta-feira e quem for trabalhar irá fazer outro tipo de tarefas que sejam necessárias. A empresa põe à disposição outros mecanismos para que os trabalhadores que não fazem greve, possam, por exemplo, colocar um dia de férias”, disse. António Chora acredita que a adesão à greve geral de quinta-feira será “elevada”.

A unidade de Palmela do grupo Volkswagen produz os modelos Sharan, Eos e Scirocco e o SEAT Alhambra. Reagindo a uma notícia do Diário Económico no início de Novembro dando conta de que a empresa vai cortar em 7,5% na produção do próximo ano, a Autoeuropa disse, na altura, ser extemporâneo “prever qual é o valor final de produção de 2012”, tendo em conta que “a gestão da sua produção é feita mensalmente em função das encomendas e da situação do mercado”.

Público on line, origem Lusa.”

Advertisements

Sobre ivogoncalves

64 anos Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Doutor em Sociologia, especialidade de Sociologia Política, pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Detém Diploma de Estudos Avançados (3º Ciclo) em História Moderna e Contemporânea da mesma instituição. Domínios de actividade profissional: Gestão Orçamental Pública, Auditoria e Fiscalização, Recuperação de Empresas como dirigente, técnico ou consultor e formador. Outros domínios de interesse: Sistemas de Informação. Docente do ensino superior de Setembro de 1976 a Maio de 1985 no Instituto Superior de Economia, e de Outubro de 1985 a Julho de 2010 no Instituto Superior de Gestão (integrado actualmente no Grupo Lusófona). Membro nº 15 da Ordem dos Economistas. Pertence ao Colégio de Economia Política e ao Colégio de Auditoria. Membro nº 1385 do Instituto Português de Auditoria Interna. Sócio nº 20831 da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Cidadania, Economia, Empresas, Gestão, Movimentos sociais. ligação permanente.

Uma resposta a A Greve Geral na Autoeuropa (ou como uma grande empresa se põe à margem de confusões que outros arranjaram)

  1. Pingback: A greve geral na Autoeuropa « Fórum SNESup

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s