Uma história de “sucesso escolar”

Nos EUA

http://educar.wordpress.com/2011/07/19/coisas-muito-complicadas-3/

Por cá também tem havido pressões para aumentar o sucesso escolar nas estatísticas.

Ver regulamento de avaliação de desempenho dos docentes do  IP Lisboa que nem sequer é uma privada…

http://www.snesup.pt/htmls/_dlds/rad_e_pr_d_15508_2010_iplisboa.pdf

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Sobre ivogoncalves

64 anos Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Doutor em Sociologia, especialidade de Sociologia Política, pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Detém Diploma de Estudos Avançados (3º Ciclo) em História Moderna e Contemporânea da mesma instituição. Domínios de actividade profissional: Gestão Orçamental Pública, Auditoria e Fiscalização, Recuperação de Empresas como dirigente, técnico ou consultor e formador. Outros domínios de interesse: Sistemas de Informação. Docente do ensino superior de Setembro de 1976 a Maio de 1985 no Instituto Superior de Economia, e de Outubro de 1985 a Julho de 2010 no Instituto Superior de Gestão (integrado actualmente no Grupo Lusófona). Membro nº 15 da Ordem dos Economistas. Pertence ao Colégio de Economia Política e ao Colégio de Auditoria. Membro nº 1385 do Instituto Português de Auditoria Interna. Sócio nº 20831 da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Ensino Superior, Ensinos básico e secundário. ligação permanente.

Uma resposta a Uma história de “sucesso escolar”

  1. nsousa diz:

    Os peritos (sérios) em ciências da educação já há muito descobriram que o fator decisivo do sucesso de um aluno é o próprio aluno. O professor pode motivar, ajudar e explicar, mas sem o elemento de esforço da parte do aluno, nada feito. Ora acontece que esse elemento depende mais de fatores externos às escolas do que da qualidade destas.

    Os indicadores estatísticos de sucesso escolar no fundo não são indicadores da qualidade de ensino mas sim do ambiente económico e cultural da sociedade.

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