Cortar despesas

 Boa iniciativa do Gabinete de Estudos do PSD, mas um tanto unilateral…

Se o Estado encontrar um cêntimo caído na rua não o pode apanhar ?

“O site — http://www.cortardespesas.com — é uma iniciativa do gabinete de estudos do PSD e pretende promover “um ‘brainstorming’ colectivo sobre a redução da despesa” do Estado, explicou à Lusa o presidente desta estrutura social democrata, José Manuel Canavarro.

“Queremos ouvir as pessoas, o funcionário do Estado, o colaborador duma empresa pública, o funcionário duma autarquia, o empresário que se relaciona com o Estado, o cidadão comum que procura serviços públicos, do estudante ao pensionista. Acreditamos que as pessoas podem dar ideias e definir acções importantes para que se possa fazer melhor com redução da despesa, sem prejudicar a qualidade do serviço prestado”, afirmou.

Segundo o responsável, as sugestões podem ser “com mais ou menos detalhe”, por exemplo referindo-se a um caso particular como um jardim de infância ou determinado serviço público, mas com “capacidade de escala e de generalização”.

“O funcionamento optimizado de um Estado com dificuldades financeiras toca a todos”, sustentou José Manuel Canavarro.

O gabinete de estudos do PSD compromete-se a analisar as propostas — em relação às quais garante “total confidencialidade e anonimato” — e elaborar uma síntese, que enviará depois ao Parlamento, para que seja promovida a sua discussão pública.

No entanto, na próxima discussão orçamental o PSD poderá já ser aproveitar aqueles contributos “que forem considerados os mais válidos e exequíveis”, adiantou.

O objectivo é, acrescentou José Manuel Canavarro, “ajudar o país a ter um Orçamento do Estado melhor e que incida sobre a componente da despesa pública”.

“O corte na despesa vai colocar-se este ano de forma muito acentuada, mas é algo que vai continuar a motivar os portugueses”, sustentou, garantindo que a recolha de propostas vai continuar após a discussão do próximo orçamento, até porque “pelo menos até 2013 vai ser precisa uma enorme atenção no modo como a despesa pública se faz”.

A página na Internet pretende ainda funcionar como “um instrumento de monitorização”.

“Continuaremos a comunicar com os portugueses para saber como decorre, em concreto em cada serviço, em cada empresa pública, a execução orçamental, avaliada pelos próprios cidadãos em termos de mudança de comportamentos, atitudes e procedimentos. Saber se nos serviços do Estado está a haver capacidade para fazer com qualidade gastando menos será um dos objectivos de ‘follow up’ desta iniciativa”, disse ainda”.

Do Público on line

Anúncios

Sobre ivogoncalves

64 anos Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Doutor em Sociologia, especialidade de Sociologia Política, pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Detém Diploma de Estudos Avançados (3º Ciclo) em História Moderna e Contemporânea da mesma instituição. Domínios de actividade profissional: Gestão Orçamental Pública, Auditoria e Fiscalização, Recuperação de Empresas como dirigente, técnico ou consultor e formador. Outros domínios de interesse: Sistemas de Informação. Docente do ensino superior de Setembro de 1976 a Maio de 1985 no Instituto Superior de Economia, e de Outubro de 1985 a Julho de 2010 no Instituto Superior de Gestão (integrado actualmente no Grupo Lusófona). Membro nº 15 da Ordem dos Economistas. Pertence ao Colégio de Economia Política e ao Colégio de Auditoria. Membro nº 1385 do Instituto Português de Auditoria Interna. Sócio nº 20831 da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Cidadania, Gestão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s