A manifestação da Confederação Europeia de Sindicatos e a “contra – manifestação” do Conselho de Ministros do Governo Português

“…Na manifestação em Bruxelas são esperados mais de 100 mil sindicalistas europeus, com delegações das duas centrais sindicais (a UGT enviará 100 pessoas e a CGTP três).

Além de Portugal, a Letónia, a Lituânia, a República Checa, o Chipre, a Sérvia, a Roménia, a Polónia e a Irlanda organizarão também acções de luta próprias nos respectivos países.”

Do DN on line

Decorreu ontem a jornada de luta europeia convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos, contra as políticas de austeridade (que podem, para ela e para muitos especialistas, trazer um retorno da crise económica)  pertencendo a essa Confederação a UGT, desde o início (e com ela mais identificada), e  a CGTP.

Conhecida em Julho a intenção de realizar esta jornada de luta europeia, fui visitando regulamente os sites da UGT e da CGTP, procurando perceber como se propunham dinamizar a jornada, e se o fariam em conjunto.

Só muito pouco tempo antes, percebi que nem sequer iriam estar de costas voltadas, como é hábito, mas sim a milhares de quilómetros de distância uma da outra:

– a UGT fez  rumo a Bruxelas, onde terá contribuído com 100 dirigentes para os 100 mil manifestantes pretendidos (e que segundo a imprensa de hoje terão sido menos);

– a CGTP enviou 3 dirigentes a Bruxelas e convocou manifestações de rua em Lisboa e Porto (os apelos da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores da Função Pública a que tive acesso, mencionavam, como é costume, que a manifestação era contra Sócrates e o Governo PS).

Perderam a UGT e a CGTP a oportunidade de conseguir uma grande mobilização unitária, em torno de palavras de ordem pelos vistos comuns (a não ser que a UGT só seja contra  a austeridade em Bruxelas..e que alguns dirigentes da CGTP não percebam o que é uma plataforma comum), congregando gente que não se identifica com elas e /ou que não constuma participar e  valorizando o papel do movimento sindical europeu.

Perderam a oportunidade e enfraqueceram significativamente a sua causa.

Tanto assim que o Conselho de Ministros português percebeu que tinha todas as condições para, antecipando a sua reunião, realizar à mesma hora uma contra-manifestação…em favor das políticas de austeridade.

Sobre ivogoncalves

64 anos Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Doutor em Sociologia, especialidade de Sociologia Política, pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Detém Diploma de Estudos Avançados (3º Ciclo) em História Moderna e Contemporânea da mesma instituição. Domínios de actividade profissional: Gestão Orçamental Pública, Auditoria e Fiscalização, Recuperação de Empresas como dirigente, técnico ou consultor e formador. Outros domínios de interesse: Sistemas de Informação. Docente do ensino superior de Setembro de 1976 a Maio de 1985 no Instituto Superior de Economia, e de Outubro de 1985 a Julho de 2010 no Instituto Superior de Gestão (integrado actualmente no Grupo Lusófona). Membro nº 15 da Ordem dos Economistas. Pertence ao Colégio de Economia Política e ao Colégio de Auditoria. Membro nº 1385 do Instituto Português de Auditoria Interna. Sócio nº 20831 da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Cidadania, Movimentos sociais. ligação permanente.

2 respostas a A manifestação da Confederação Europeia de Sindicatos e a “contra – manifestação” do Conselho de Ministros do Governo Português

  1. Pingback: A manifestação da Confederação Europeia de Sindicatos e a “contra – manifestação” do Conselho de Ministros do Governo Português « Fórum SNESup

  2. Pingback: Servirá a greve geral para alguma coisa ? E, já agora, terá adesão ? | Comunicar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s