No debate da Ordem dos Economistas, Alberto de Castro propõe subida das propinas

Esclareça-se o contexto:

Alberto de Castro, professor e responsável no Porto por áreas importantes da Universidade Católica Portuguesa, achou por bem, no debate hoje, 21 de Setembro, promovido pela Ordem dos Economistas sobre o OE para 2011:

– rejeitar visões radicais que excluissem a continuidade de  esquemas de apoio social;

– opor à perspectiva dos cortes cegos na despesa, uma abordagem microeconómica, ou seja um  exame cuidadoso, caso a caso, de todas as situações, fazendo embora o reparo de que possivelmente será já muito tarde para isso.

Entre os exemplos que deu é de realçar:

– a possibilidade de aumento, para o dobro, do valor das propinas do ensino superior, dado o carácter fortemente reprodutivo da formação superior (que faz com que os cursos das privadas continuem a ser procurados);

– o nivelamento por cima das propinas de mestrado das Universidades da empresa “Estado”, tendo apontado que numa certa área de formação que, presumo, será a de Gestão se praticam propinas da ordem dos 2500 euros nas Universidades do Minho, Porto e Aveiro e 7000 euros em Lisboa.

Alberto de Castro sabe certamente que no ensino superior público cada um por si, e poderia talvez ter feito “declaração de interesses” apontando que seria mais fácil à sua instituição concorrer com as públicas se as medidas que referiu fossem adoptadas.

Em todo o caso, julgo que as suas propostas fazem sentido desde que sejam preenchidas quatro condições:

– implementação em todas as instituições de ensino superior de uma contabilidade analítica que permita determinar os custos com cada função, e dentro da função ensino os custos com cada curso, evitando-se uma subsidiação cruzada em que os alunos de um curso financiem os de outros;

– agilização do sistema de empréstimos bancários existente, em que há indicações de que a banca está pouco empenhada;

– funcionamento efectivo da acção social escolar no ensino superior;

–  manutenção das actuais possibilidades de dedução de despesas de educação no IRS.

Tudo isto obviamente é controverso, mas subscrevo a “abordagem microeconómica” que, bem vistas as coisas, utilizei  no meu post relativo ao exercício relativo a  2011, em particular no que se refere às medidas sobre a Ponte 25 de Abril.

https://ivogoncalves.wordpress.com/2010/09/17/nove-propostas-para-2011/

Porque também me parece de evitar os “cortes cegos”.

Advertisements

Sobre ivogoncalves

64 anos Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Doutor em Sociologia, especialidade de Sociologia Política, pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Detém Diploma de Estudos Avançados (3º Ciclo) em História Moderna e Contemporânea da mesma instituição. Domínios de actividade profissional: Gestão Orçamental Pública, Auditoria e Fiscalização, Recuperação de Empresas como dirigente, técnico ou consultor e formador. Outros domínios de interesse: Sistemas de Informação. Docente do ensino superior de Setembro de 1976 a Maio de 1985 no Instituto Superior de Economia, e de Outubro de 1985 a Julho de 2010 no Instituto Superior de Gestão (integrado actualmente no Grupo Lusófona). Membro nº 15 da Ordem dos Economistas. Pertence ao Colégio de Economia Política e ao Colégio de Auditoria. Membro nº 1385 do Instituto Português de Auditoria Interna. Sócio nº 20831 da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Cidadania, Ensino Superior, Gestão. ligação permanente.

Uma resposta a No debate da Ordem dos Economistas, Alberto de Castro propõe subida das propinas

  1. Pingback: No debate da Ordem dos Economistas, Alberto de Castro propõe subida das propinas « Fórum SNESup

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s